sexta-feira, 19 de junho de 2009

1+3



Leitura

“O instante da explosão, o marco zero, o momento em que a loucura da mãe se manifesta de forma clara e surpreendente: este é o ponto de partida de O LUGAR ESCURO – Uma história de senilidade e loucura, o novo livro de Heloisa Seixas, no qual ela narra uma história real, a sua própria, entrelaçada com um pesadelo familiar. Parece ficção, uma espiral assombrada, como define a escritora. Mas quem já conviveu com pessoas afetadas pelo mal de Alzheimer sabe que a realidade é assim, ou pior – uma sucessão de memórias perdidas, um vazio que vai tomando tudo, uma realidade móvel, fugidia, em que o doente se transforma no avesso de si mesmo.”

Um relato forte, verdadeiro, algo as vezes apavorante, principalmente quando o leitor vive uma experiência parecida, mas principalmente uma um relato honesto, sem mascaramentos.




+Música


Gnarls Barkley-Crazy! Sensacional!
+Artes

Estive final de semana passado em BH e pude conferir, no Palácio das Artes, uma exposição de Carlos Garaicoa, um dos artistas cubanos mais festejado da atualidade, a exposição traz Havana como tema central. Fotografias, instalações, vídeoinstalações...A instalação De como minha biblioteca brasileira se alimenta de fragmentos de realidade concreta traz o Brasil como destaque, foi criada após um período de residência do artista no País.






+ Cinema

Da Obra de Vigínia Woolf, Orlando, A Mulher Imortal, de Sally Potter, traz para tela uma viagem pelo mundo feminino de Virgínia. Orlando é um nobre cavalheiro que é ordenado pela rainha a nunca envelhecer, jamais fenecer e herda dela uma lindíssima casa. Orlando atravessa os séculos, ocupando cargos e experimentando prazeres e se depara com uma transformação de seu corpo em mulher. Com Tilda swinton no papel de Orlando, vale a pena conferir esa belíssima produção!




"... Depois, de repente, Orlando caía numa de suas expressões de melamcolia... Pois o filósofo tem razão ao dizer que nada mais espesso do que a lâmina de uma faca separa a felicidade da melancolia..." Virgínia Woolf-Orlando

Nenhum comentário: