quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O CASO AIMÉE


Lacan no hospital Saint-Anne


LE GESTE D'UNE FOLLEM me Huguette ex-Duflos, la grande actrice classée première à notre Concours des Vedettes, a été blessée par une démente

Le Petit Journal Illustrén°21063 mai 1931

Huguette Duflos

Recusando a tradição familiar de entrar para o comércio vinagreiro, o jovem Jacques Lacan escolhe a Psiquiatria e é no Hospital Sainte-Anne que ele se apaixona pelo tema da paranóia, pensando ela como um sistema lógico inscrito no cerne da personalidade humana.

Tema de sua tese de doutorado, Da Psicose Paranóica em suas Relações com a Personalidade, Lacan recusa o organicismo vigente na compreensão da loucura e recebe influências do surrealismo, até mais do que da própria psiquiatria da época e é justamente no meio surrealista que a tese de Lacan vai ser mais aclamada!!
Em 1932 Lacan publica sua tese, nela encontra-se o estudo de um caso de paranóia feminina, é o famoso Caso Aimée.

“Aimée é o nome atribuído por Lacan à paciente cujo caso estudou em sua tese de doutorado em psiquiatria, tomando-o emprestado da personagem de um romance de autoria da paciente.
O nome que escolheu para ela corresponde à gramática do postulado do amor na psicose, tal qual Freud a formulou.
É como Aimée, e não como amante, que o sujeito psicótico se situa em relação ao amor.” Beatriz Lavieri

O caso Aimée é a história de uma funcionária dos correios, Margueritte Anzieu, que é presa e logo internada no hospital Saint-Anne após atacar uma importante atriz da época, Huguette Duflos, em 1931. Margueritte fracassa no ataque, ferindo apenas a mão da atriz.
Aos cuidados do jovem psiquiatra, Marguerite vai contar sua história em sucessivas entrevistas e confiando a Lacan suas cartas e escritos. No estudo do caso Lacan cria um novo conceito diagnóstico, o de “paranóia de autopunição”, a partir do fato de sua paciente ter se curado após cometer o ato de agressão contra a atriz. Na “paranóia de autopunição” Lacan mostra que ao atacar a atriz, na verdade, Aimée estava atacando a si mesma , ao seu Ideal de Eu. A tese de Lacan marca uma passagem da Psiquiatria à Psicanálise, pois nela vemos que Lacan vai buscar a explicação para explicar o caso, não na Psiquiatria e sim nos conceitos Freudianos.

“Minha paciente, chamei-a Aimée, era realmente muito tocante”
Lacan, 1970

Nenhum comentário: