quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NO MUNDO DA ARTE BRUTA


EPIFANIAR, juntamente com ANALYTICON ARTEBLOG, esse mês faz uma homenagem à arte bruta, à arte virgem...
O termo Art Brut foi inventado por Jean Dubuffet, em 1945, para designar a arte marginal, a arte dos internos dos hospitais psiquiátricos e de diversos sujeitos à beira da sociedade, estorvos do sistema. Para Dubuffet: “as obras executadas por pessoas alheias à cultura artística, para as quais o mimetismo contrariamente ao que ocorre com os intelectuais desempenha um papel menor, de modo que seus autores tiram tudo (temas, escolha de materiais, meios de transposição, ritmo, modos de escrita etc.) de suas próprias fontes e não dos decalques da arte clássica ou da arte da moda. Assistimos à operação pura, bruta, reinventada em todas as fases por seu autor, a partir exclusivamente de seus próprios impulsos".
No Brasil Mário Pedrosa, famoso crítico de arte, chamou de arte virgem às produções existentes no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, espaço criado por Nise da Silveira para acolher as obras dos internos de Engenho de Dentro.
Nise da Silveira foi uma notável psiquiatra que ousou, na década de 40, ir contra um padrão estabelecido de tratamento dos doentes mentais, baseado no excesso de medicação, eletro-choques, choque insulínico e lobotomias. Radicalmente contrária a essas formas desumanas de tratamento, Nise preferiu apostar num tratamento digno, mais humano para os pacientes psiquiátricos. Deu-lhes tinta e papel e um espaço de livre criação para ali produzirem algo, não para o mercado ou que obedecesse a uma regra ou estilo, mas para que ali fosse possível surgir uma forma de tratar, de dar contorno àquele sofrimento. E assim criou , em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente, lugar de acolhida e de estudos para essas criações originais. O Museu conta hoje com um enorme acervo, mais de 300 mil obras; sem dúvida, o maior acervo de Arte Virgem da América Latina!
É homenageando a Drª Nise da Silveira que começaremos uma série de postagens sobre esses artistas tão originais! Bem vindos ao mundo das imagens do inconsciente.

Nenhum comentário: