sexta-feira, 21 de novembro de 2008

oS Irmãos maRx



Os Irmãos Marx foi um dos grupos cômicos mais relevantes do século XX.
Eram eles: Chico, Zeppo, Groucho, Harpo e Gummo.

Nascidos de uma família judia de nova York, os Irmãos Marx introduziram o humor malicioso nos números cômicos. A família vivia dos shows valdeville, num tempo em que o cinema ainda não havia. Depois veio a Broadway e o sucesso e por fim o cinema. Em Hollywood lançaram filmes verdadeiramente hilariantes! Com a saída de Zeppo, que antes havia substituído Gummo que fora pra guerra, o trio se consagrou e hoje os Irmãos Marx são modelo para quem deseja seguir a carreira artística da comédia. Zeppo preferiu ficar na produção dos filmes.

Dentre os filmes dos Irmãos Marx destacam-se:

No Hotel da Fuzarca
Os Quatro Batutas
Os Galhofeiros
Diabo a Quatro
Esses são da época da Paramount Pictures, considerados mais livres e anárquicos.

Na MGM, Metro Goldwyn Mayer, os filmes ficaram mais comportados, obedecendo a roteiros e mais leves.
São dessa época:

Uma noite na Ópera
Um Noite em Casablanca
A Grande Loja

Seu humor malicioso e escrachado despertou grande interesse do público, consta na lista de fãs célebres dos irmãos Marx nada menos que: Salvador Dali, Woddy Allen, Carmem Miranda e, segundo Cesarotto, “nem Lacan ficava sério” e via neles até um paralelismo didático para suas três letrinhas R S I.
Harpo seria o real, mudo, sem limites, totalmente fora da ordem.
Chico seria o imaginário, o eu, calculista.
Groucho seria o simbólico, bom nas palavras e nos trocadilhos.

O filósofo e também psicanalista Slavoj Zizek, em seu documentário O Guia Pervertido do Cinema, muito bom por sinal, também propõe um paralelismo entre esses tão hilários personagens e o inconsciente.
Para Zizek, Groucho, o mais popular, representaria o Superego com sua “nervosa hiperatividade”. Chico, o racional seria o Ego, o egoísta e Harpo, o mais misterioso, segundo Zizek, representaria o Id com suas ambigüidades, infantil, inocente mas também “possuído por uma espécie de mal primordial”, Harpo é agressivo, mistura de “corrupção absoluta e inocência”, o que segundo Zizek expressa bem o funcionamento do Id.
Eu to indo agora ver Uma Noite em Casablanca vamos???

Nenhum comentário: