sábado, 8 de novembro de 2008

BENTÓVIA



Desenhos de Octávio Ignácio

“Octávio não gostava de bem-te-vi. Esse pássaro, repetindo ‘bem te vi, bem te vi’, parecia estar denunciando, espionando seus mais secretos impulsos instintivos. Queria matar o bem-te-vi. Fazia atiradeiras para exterminar todos os bem-te-vis.
Um dia, o artista plástico José Paixão foi ao atelier de Engenho de Dentro e registrou o seguinte fato: ‘Octávio apontou o quadro negro. Escrevera a palavra Varsóvia e mais abaixo, Bentóvia. Depois mostrou na cadeira o pássaro bem-te-vi cercado por uma tira de câmara de pneu. Perguntei: “está morto?’ Octávio confirmou com a cabeça , e disse:
- Eu ia passando com desejo de caçar com atiradeira. Ouvi um guincho e o bem-te-vi caiu nos meus pés.
- Por que Varsóvia e Bentóvia?
- Varsóvia foi fundada por caçadores. Bentóvia é uma cidade de pássaros e viveiros.
Octávio então constrói o mito de Varsóvia e Bentóvia. Em Varsóvia existiam dois povos: os caçadores possuidores de espingardas, e outros, donos de pólvora. Eles se reuniam para invadir Bentóvia, mas foram impedidos pelos gruinchos do bem-te-vi. Então fizeram uma aposta: aquele que encher um litro com palavras terá o direito de matar o pássaro. Os dois encheram o seu litro e empataram. E assim foram salvos: Bentóvia da invasão e o bem-te-vi da morte’’
Nise da Silveira, O mundo das Imagens

4 comentários:

Raquel Ferreira disse...

Puta que o pariu! Fantástico! Eu aqui no meu domingo sem graça e entupida de recalque não posso escrever nada como essa autoria poética de Octávio.

=*

Anônimo disse...

O Ser Humano é um ser rico de imagens. O inconsciente coletivo é uma maravilha e se expressa facilmente nos ditos esquizofrênicos, o mundo simbólico e sua realidade imagética.
Somos todos esquizofrênicos... e "vários estado de ser"

Saudações,

Felipe Silva - São Carlos. S.P.

Anônimo disse...

Raquel prezada, você é rica. Pode se expressar simbolicamente também.

Abraços,

Felipe Luiz Gomes e Silva - São Carlos.

Anônimo disse...

Eu, Felipe Silva, espero uma escrivinhação de Raquel. Ela pode inventar um mito.
Quer dizer que Bentóvia é uma palavra criada por Octávio. Adorei a palavra. Adoro também Caralâmpia, nome do gato de Nise da Silveira. Não? E o nome dela também em um conto do Graciliano Ramos, não é? Eu gosto do meu casal de jaboti, inspira serenidade com seu caminhar. Viva os jabotis e as jabotas!
Felipe Luiz Gomes e Silva - São Carlos, São Paulo.